Coordenador : Carlos Augusto Faria
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 399945.2206.77176.21112023
Departamento/Setor: MMI
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Os público-alvo são estudantes dos cursos de medicina e de enfermagem da Universidade Federal Fluminense que tenham interesse no aprimoramento teórico e prático na área de oncologia. Ademais, os públicos-alvo estarão integrados a atividades voltadas à prevenção de tumores voltadas à população do município de Niterói, assim como estimular a doação de sangue e medula.
Local de atuação: Hospital Universitário Antônio Pedro
Objetivo
I. Promover a integração entre alunos de graduação, professores e profissionais dos serviços da área de oncologia dentro e fora do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF); II. Aprimorar o conhecimento técnico-científico dos discentes no que tange a oncologia; III. Divulgar através de publicações em revistas científicas os resultados alcançados durante as atividades da LIONCC/UFF, sob supervisão de professores pesquisadores que auxiliem nas atividades; IV. Aperfeiçoar a relação acadêmico-paciente, através de atendimentos ambulatoriais, que serão exercidos a partir do oitavo período; V. Iniciar o acadêmico em estudos experimentais, pesquisa e extensão a partir do quinto período; VI. Promover cursos, simpósios e congressos, com participação de alunos, professores e profissionais; VII. Realizar atividades de prevenção em saúde, junto à comunidade acadêmica, profissional e sociedade geral; VIII. Boa formação profissional visto que nenhuma área médica está isenta do contato com as neoplasias; IX. Ideário de ligação médico-paciente não apenas fundamentado na técnica, mas também humanizada, tendo como princípios acolhimento e confiança; X. Conhecimento de formas alternativas de tratamento, tanto de formas curativas como de formas paliativas; XI. Abordagem bio-psicossocial do paciente desde o diagnóstico até o final do tratamento, inclusive no aspecto multiprofissional; XII. Direcionamento do raciocínio a partir do conhecimento prévio das cadeiras da área básica para o entendimento clínico e integral dos tumores; XIII. Entendimento das novas publicações em pesquisas e técnicas de tratamento, prevenção e orientação do paciente.
Resumo
A Liga de Oncologia Clínica e Cirúrgica (LIONCC/UFF) é um grupo estudantil sem fins lucrativos. Toda a renda destinada à LIONCC será totalmente revertida às atividades de extensão e de pesquisa na área da oncologia em benefício de seus alunos participantes. Embora, o objetivo da LIONCC seja aprimorar o conhecimento teórico e prático dos discentes dos cursos de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), revertemos essas formas de aprendizagem à comunidade através de campanhas comunitárias sobre prevenção do câncer, podendo-se citar as campanhas que realizamos anualmente sobre a prevenção dos tumores mais prevalentes no Brasil, como o câncer de mama, por exemplo. No que tange a carga horária das atividades, a LIONCC possui um horário semanal fixo de atividades teóricas com duração de 3 horas, que são apresentadas tanto pelo corpo docente da UFF, do INCA e da parceria com a clínica de oncologia Oncomed. Ademais, as atividades práticas ocorrem em centros nacionais de referência em oncologia, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF) e o Hospital Federal da Lagoa. Nessas atividades, os discentes membros da LIONCC farão estágios extra-curriculares sob supervisão de profissionais altamente habilitados tanto na prática em saúde quanto na função pedagógica para com os acadêmicos.